Exposição "Desenhos da Vida"

"Desenhos da Vida"
13 Março - 10 Abril 2016 | Sala de Exposições | Centro Cultural Miguel Madeira | Vila Franca Das Naves

Inauguração: 13 de Março às 15h
Apresentação de catálogo do projecto
Projecção do filme documental "Desenhos da Vida" realizado por Carlos Fernandes e dos exercícios “Virgínia” e “Rebanho de Desenhos” realizados por Joana Magalhães e António Dente.

Projecto Desenhos Da Vida - O Desenho como Documento Etnográfico 
Este trabalho, desenvolvido entre Agosto de 2009 e Abril de 2010, promoveu sessões de desenho com seniores do centro de dia de Vila Franca das Naves, orientadas pela escultora Maria Lino, em que começando a desenhar, os participantes foram estimulados a produzir os seus próprios desenhos, numa perspectiva de recolha de documentos etnográficos de uma geração que nunca se exprimiu através do desenho e pôde agora fazê-lo pela primeira vez.
Paralelamente, recolhemos o material audiovisual para a realização de um filme, em suporte digital, que recebeu a mesma designação “Desenhos da Vida”, realizado por Carlos Fernandes.
O projecto continuou ainda em 2010 com uma residência para desenvolvimento de dois trabalhos de curta-metragem, sobre o material recolhido para filme e que pretendeu desenvolver o conceito de “narração gráfica, de quadros estáticos a espectáculos dinâmicos, no espaço da experiência visual”, com a participação dos estudantes universitários Joana Magalhães e António Dente, dos cursos de cinema e belas-artes, que receberam os títulos de “Virgínia” e “Rebanho de Desenhos” respectivamente.
Em Abril 2014, no âmbito do V congresso cso’2014 - arte contemporânea, criatividade e hibridação – organizado pelo centro de investigação e de estudos em belas-artes da faculdade de belas-artes da Universidade de Lisboa, o projecto foi matéria de uma comunicação que teve por título “Desenhos da Vida: sobre um projecto de Maria Lino”, da autoria de Francisco Paiva.
Em 2015, retomámos o projecto com o objectivo de preparar uma exposição com uma selecção dos desenhos e a edição de um catálogo com curadoria de Mariana Fernandes e Pedro Januário.

COORDENAÇÃO DO PROJECTO: Maria Lino e Carlos Fernandes
PRODUÇÃO: Associação Luzlinar
PARTICIPANTES / DESENHOS:
Virgínia Augusta Oliva, Maria Amélia Rebelo, Luís António Marques, António Augusto, Adélia Jesus Mendes, Irene Jesus Martins, Júlia Ribeiro, Purificação, Prazeres Gomes, To-zé Machado, Encarnação Pereira, Amadeu Garbeiro, Manuel Rocha, Felícia do Nascimento, Inácio Teixeira, Amélia Lanchinho
FILMES:

Desenhos da Vida
Realização: Carlos Fernandes
Imagem e som: Carlos Fernandes
Montagem: José oliveira
Correcção de cor: Rita Lamas
Pós-produção: sunflag

Virgínia
Realização: Joana Magalhães

Rebanho de Desenhos
Realização: António Dente

AGRADECIMENTOS:
Centro de Dia de Vila Franca das Naves
Direcção, Técnicos, Colaboradores e Utentes

A Associação Luzlinar é uma estrutura apoiada pela Direcção Geral das Artes / Ministério da cultura

PROJECTO PONTES: Município do Fundão, Município de Trancoso, União das Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital


Júlia de Jesus Ribeiro

Virgínia Augusta Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário