Inauguração Exposição "Draperies" de João Castro Silva no Fundão

Ocorreu ontem a inauguração da exposição Draperies de João Castro Silva no Cine-Teatro Gardunha no Fundão. Esta vai estar aberta ao público até 28 de Fevereiro de 2016.

Draperies | João Castro Silva | Cine-Teatro Gardunha
Horário:
Segunda a Sexta: 12h00 - 14h30 | 16h00 - 19h00
Sábados: 14h00 - 17h30

Draperies
Em escultura, por draperie entende-se todo o tipo de indumentárias ou tecidos que representem conjuntos de pregas.
Intimamente ligado à representação do corpo humano, as draperies contribuem para a caracterização individual de caracteres.
A dinâmica da draperie e a sua capacidade expressiva têm sido continuamente explorados pelos escultores na diferenciação de tipos humanos, proporções, gestos e atitudes.
As draperies acentuam também a percepção de movimento e criam uma maior quantidade de zonas de luz e de sombra sem as quais uma escultura poderá mais não ter mais que uma tonalidade uniforme de cinzentos.
A plasticidade natural dos tecidos e a possibilidade de com eles se criar uma enorme variedade de tonalidades, fruto da relação entre côncavos, convexos e a luz, permite a exploração do claro/escuro no tratamento de superfícies escultóricas.
Draperies é uma instalação de dezassete relevos, em frente e verso, realizados pelo método de talhe directo em madeira de cryptomeria japonica.
João Castro Silva

Organização e Produção: Luzlinar | Projecto Pontes | Municípios do Fundão e Trancoso
A Associação Luzlinar é um estrutura apoiada pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura.

Sem comentários:

Publicar um comentário