Conferência

 

XII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARTE DO FEITAL

Atelier Temos Tempo | Feital (Trancoso)

17 de Setembro de 2011

 

15H00

PERCURSO PELO LIVRO "A CONSTRUÇÃO DO LUGAR PELA ARTE CONTEMPORÂNEA"

Por Marta Traquino

"No final da década de cinquenta do século XX abriram-se caminhos para formas de expressão artística que, recusando os modos convencionais de produção de arte, privilegiaram um "olhar em volta" trabalhando em relação directa com o contexto social. (...) Propunha-se, assim, redefinir a relação da arte com a sociedade e o papel do artista que deveria ser entendido enquanto agente cultural, enquanto força social activa.
É nesta época, no seio da procura de estratégias de fusão entre a arte e a vida, que nascem válidas metodologias para criar uma arte que revela, questiona e redefine a nossa relação com os lugares. Algumas das práticas artísticas que então surgiram neste âmbito, quatro décadas depois, são substracto dos meios de expressão e métodos de trabalho eleitos por recentes gerações de artistas. (...)"

16H30

O CAMPO EXPANDIDO DA ESCULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DO DESENHO NO ENSINO ARTÍSTICO UNIVERSITÁRIO

Por Helena Elias

Nesta comunicação discutem-se as potencialidades das práticas artísticas baseadas nos conceitos de ”campo expandido da Escultura” e ”desmaterialização do objecto artístico” para o ensino do Desenho nos Cursos de Escultura. A aplicação destes conceitos, no desenho, serve como enquadramento metodológico ao desenvolvimento de exercícios e projectos específicos. Apresentam-se algumas das actividades realizadas no decurso do primeiro ano de um projecto de investigação sobre este tema. O processo criativo conducente aos trabalhos apresentados concretiza a expressão referida por Krauss através do “campo expandido do desenho”. Ampliam-se assim as possibilidades de experimentação dos alunos, nomeadamente no que concerne propostas extensíveis ao espaço tridimensional. Desta forma julga-se contribuir para o enriquecimento dos conteúdos do Desenho e promover novas formas de construção do conhecimento no ensino da Escultura.

 

_______________

Marta Traquino

Marta Traquino (1972) é artista plástica e investigadora em Arte Contemporânea.
2008 - presente: Doutoramento em Arte Pública pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, (bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
2007: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Departamento de Sociologia - ISCTE, Lisboa.
1995: Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Desde 1995, tem sido formadora de cursos e workshops no domínio prático e teórico das Artes Plásticas em diversas instituições, tendo também colaborado em projectos de intervenção social.
Na sua prática artística, Marta Traquino realizou exposições individuais de Pintura entre 1995–2000. Desde 2000 realiza projectos de Instalação de carácter 'site-specific' que funcionam como ‘arquitecturas efémeras’ que equacionam a relação do sujeito face às ‘arquitecturas permanentes’ onde se integram, propondo a percepção atenta de dados pré-existentes numa situação em ‘micro-contexto’ potencialmente transferível a um ‘macro-contexto’, da dimensão pessoal à social. Sendo realizáveis pelos percursos e acções individuais dos visitantes/participantes, funcionam como dispositivos mediadores de uma atenção crítica focada no movimento do corpo no espaço. Destacam-se: "Que cor tem agora o céu?", SecondRoom, Bruxelas, 2010; "Travessia de Fronteira – Parte II", Museu de História Natural, Lisboa, 2007; “Entre”, 3rceiro Andar no Chiado, Lisboa, 2005; “Dentro do Ar”, Museu de História Natural, Lisboa, 2004.
A investigação de Marta Traquino centra-se em práticas artísticas de abordagem ao Espaço e ao Lugar na Cidade, com ênfase nas actuais reconfigurações da Experiência, da Memória e da Identidade. Em Abril de 2010 o seu livro "A construção do Lugar pela Arte Contemporânea" foi publicado pelas Edições Húmus. Desde 2009 é membro do grupo internacional de pesquisa On Walls (Em Paredes).

Helena Elias

Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1999). Master of Arts (MA&D), na Gray’s School of Arts, Aberdeen, Escócia (2000). Doutorada pela Universidade de Barcelona (2007) com a especialidade em arte pública. É Professora Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde tem leccionado as disciplinas de Desenho e Teorias e Práticas das Artes Contemporâneas. Investigadora do CICANT na ULHT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias. Membro do grupo de investigação Art, Ciutat, Societat, Universidade de Barcelona. Pertence ao conselho editorial da revista On the Waterfronts of Art. Tem vários artigos publicados em actas e revistas, na área do desenho e da arte pública.

Mais informação em:

www.agatetepe.net
http://agatetepedoispontosbarrabarra-helena.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário