Junho 2010


4 e 9 de Junho
“Eles desenharam. Nós continuamos.”
Este projecto, orientado por Maria Lino, que compreendeu um conjunto de oficinas/visita ao “núcleo de gravuras da Penascosa” do Parque Arqueológico do Vale do Côa (realizadas ao longo do mês de Maio), termina agora com duas pequenas oficinas no atelier “Temos Tempo” no Feital, envolvendo as 45 crianças participantes. Em breve terá lugar uma exposição dos trabalhos realizados.
Para desenvolver novos projectos, a associação luzlinar junta-se a outras entidades de âmbito local ou regional. Este ano, estabelecemos uma parceria com o Parque Arqueológico do Vale do Côa e a Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Vila Franca das Naves / Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves. Este programa especialmente concebido para o público do Agrupamento de Escolas de Vila Franca das Naves, contou com o imprescindível apoio de arqueólogos, professores, auxiliares de acção educativa e ainda apoio logístico da empresa municipal Trancoso Eventos.
(6) Projectos em parceria


10 a 13 de Junho
Desenhos da Vida – Filme
No âmbito do projecto “Desenhos da vida”, agora na vertente da preparação, montagem e edição do material audiovisual recolhido para realização de um filme em suporte vídeo, vai realizar-se uma curta residência com a participação de estudantes universitários das áreas do Cinema e Belas Artes.
Este projecto, orientado por Carlos Fernandes, pretende desenvolver o conceito de “narração gráfica, de quadros  estáticos a espectáculos dinâmicos, no espaço da experiência visual”. 
(5) Projectos luzlinar


26 de Junho
Um dia a luzlinar
Oficina concebida para a Histérico - Associação de Artes (Fundão), orientada pela artista Maria Lino, tem como objectivo incentivar a prática do desenho artístico em jovens da região, terá lugar no atelier “Temos tempo” no Feital e será constituída por uma sessão com a duração de um dia, dois blocos (10/13h e 14/17h), compreendendo “Desenvolvimento de técnicas de desenho artístico” e “Reflexão sobre técnicas na expressão plástica”.
Durante o Verão, a luzlinar organiza estas oficinas pensadas e dirigidas especialmente para o público escolar nos diferentes níveis de ensino. 
(4) Com a escola a luzlinar


27 de Junho
Merendas das malhas – Evocação de uma tradição
No âmbito das oficinas temáticas que a luzlinar promove trimestralmente e agora em associação com Junta de Freguesia do Feital, convidamos toda a população do Feital e todos os que se lhe quiserem juntar, na evocação de uma tradição – As merendas das malhas. O programa compreende a apresentação das “Cestas Varezas” preparadas pelas mulheres da aldeia, uma performance musical pelo Grupo de Cantares da Arrifana dirigido por César Prata e, para terminar, uma merenda gigante na companhia das concertinas.
(3) Vem luzlinar (oficinas)


Já em Julho na luzlinar:
Dia 3 Encontro / Conferência “Reflectir com tempo…”, com a participação de Margarida Tengarrinha e Carlos Costa.
Dia 17 Vem luzlinar (oficinas) – Projecção do filme As bordadeiras, de Eléonóre Faucher, e conferência por Inês de Ornellas e Castro da FCSH/UNL.
Dia 18 Residência de Artes Plásticas – Concretização de um projecto de arte pública em Trancoso, orientado pelos artistas Maria Lino e João Castro Silva, com a participação de artistas e estudantes de Belas Artes.

Sem comentários:

Enviar um comentário